top of page
Foto do escritorRachel Freire

Aprenda a ler os rótulos de alimentos e não estrague a sua dieta

Atualizado: 27 de jun. de 2021

Você sabe como ler rótulos de alimentos? Muitas vezes é mesmo um desafio, pois são comuns a presença de tabelas, siglas, abreviações e porcentagens. Entretanto, saber o que você está levando para casa e comendo é extremamente importante.



O que significam as informações no rótulo dos alimentos?


Nos rótulos nos são informados a composição nutricional dos alimentos e o seu valor calórico. Os alimentos são compostos de macronutrientes e de micronutrientes. Os macronutrientes são as proteínas, os carboidratos (açúcar) e as gorduras; e são os responsáveis por agregar calorias ao alimento. Já os micronutrientes são as vitaminas e os minerais (cálcio, ferro, potássio, sódio, etc) que possuem inúmeras funções no organismo.



O Valor Calórico representa a quantidade de calorias (kcal) do alimento. O quanto de energia irá fornecer ao organismo. Fique atento ao calcular o valor calórico, pois o valor pode estar expresso em porção ou em 100g. Sendo necessário calcular a quantidade que comemos.

A Porção representa a quantidade média do alimento consumida. Por exemplo, a porção do pão de forma são 2 fatias.

Fique atento!


O % VD (Valor Diário de referência) representa o valor de ingestão diário recomendado para cada nutriente. Por exemplo: se a % VD declarada no rótulo para ferro é 16%, isso quer dizer que a porção daquele determinado produto contém cerca de 16% da quantidade que se recomenda ingerir de ferro durante o dia.


Data de Validade: esteja sempre atento a ela. Alguns produtos depois de aberto, têm seu tempo de consumo reduzido. Não arrisque sua saúde consumindo alimentos vencidos.




Termos importantes nos rótulos dos alimentos


  • Ingredientes: os ingredientes estão sempre listados em ordem decrescente de quantidade.


  • Não contém colesterol: nenhum produto de origem vegetal contém colesterol, portanto esse apelo é desnecessário em alimentos como óleos vegetais. O fato de não conter colesterol não significa que o produto seja isento de gordura, e portanto de calorias.


  • Não contém glúten: o glúten é uma proteína do trigo que causa alergia em pessoas portadores da Doença Celíaca. Portanto, apenas essas pessoas precisam estar atentas a só ingerir alimentos que não contém glúten.


Qual a diferença entre light e diet?


Os alimentos Diet são específicos para aquelas pessoas que seguem alguma restrição dietética quanto ao consumo de açúcar, sal, gorduras, lactose, e não necessariamente possuem menos calorias. Por exemplo, um chocolate diet pode ser consumido por um diabético, pois não contém açúcar, mas por ter mais gordura pode ser mais calórico que um chocolate comum.


Os alimentos Light são produtos que apresentam uma redução de pelo menos 25% em um dos seus componentes (geralmente açúcar ou gordura). A redução calórica existe, mas depende de que ingrediente foi reduzido e em que quantidade. No rótulo, deve estar indicado qual o nutriente foi reduzido. Fique atento!



Comments


bottom of page