top of page
Foto do escritorRachel Freire

A nutricionista Rachel Freire explica tudo sobre a dieta DASH que combate a pressão alta

Atualizado: 27 de jun. de 2021

Modificações na alimentação e estilo de vida são os principais pilares para o controle da pressão alta. Você sabia que existe uma dieta desenvolvida especificamente para combater a hipertensão arterial?


Há mais de duas décadas a dieta DASH é estudada como estratégia nutricional para redução da pressão arterial. Vamos aprender um pouco mais?






Dieta DASH: a dieta para reduzir a pressão alta


A dieta DASH, vem do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, em português significa Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão. Essa estratégia foi criada por cientistas americanos e vem sendo estudada no mundo todo para o controle da pressão alta. Em 2020, cientistas mostraram que essa dieta é mais eficaz do que o tratamento com alguns medicamentos. Veja esse estudo aqui.


Em 1997, o primeiro estudo realizado com esse tipo de padrão alimentar, mostrou importante redução da pressão sistólica e diastólica em indivíduos diagnosticados com hipertensão arterial. Veja no gráfico os resultados desse estudo, a dieta DASH na época foi descrita como "Combination diet".




Desde então, muitos outros trabalhos foram publicados reforçando os resultados positivos dessa dieta. Os estudos científicos também mostraram os benefícios desse padrão alimentar não apenas no controle da pressão alta, mas na melhora da saúde em geral. Essa dieta se mostrou eficaz na redução da fatores de risco cardiovasculares, melhora metabólica de pacientes com esteatose hepática, redução do desenvolvimento de diabetes tipo 2, redução do estresse oxidativo e emagrecimento.



Conheça as 10 principais recomendações da dieta DASH

  1. Alimentação balanceada e equilibrada

  2. Baixo índice glicêmico, rica em potássio, magnésio, fibras

  3. Ênfase em frutas, vegetais e grãos integrais

  4. Laticínios magros: principalmente queijos e iogurte natural desnatado

  5. Fontes de proteínas vegetais como feijão e leguminosas

  6. Ênfase em peixes, frutos do mar e frango

  7. Inclui sementes oleaginosas

  8. Limita o consumo de gordura saturada (até 10%), carnes vermelhas, queijos amarelos e ricos em gordura.

  9. Limita o consumo de açúcar e doces.

  10. Limita o consumo de sódio (<2300mg/dia) e sal.




O papel do sódio na dieta DASH


A principal característica da dieta DASH é o limite do consumo de sódio em 2300mg por dia. O nosso sal de cozinha contém 40% de sódio. Assim, os 2300mg correspondem a cerca de 5-6g de sal.

2300mg de sódio = 5,75g de sal


Porém é importante considerar que o sódio está incluído em diversos alimentos. Portanto, eu recomendo consumo de até 3g de sal ao dia e controle do excesso de sódio presente nos alimentos. Veja abaixo a quantidade de sódio em alguns alimentos.


O excesso de sal e de sódio é o principal fator de risco para o desenvolvimento da pressão alta, além de contribuir para inchaço e retenção hídrica.





A dieta DASH é recomendada por diretrizes e consensos internacionais


Atualmente, diversas sociedades e órgãos governamentais recomendam a dieta DASH como uma das principais estratégias para o controle da hipertensão arterial.


Veja alguns exemplos:

  1. AHA (American Heart Association): Associação Americana do Coração

  2. NIH (National Institute of Health): Instituto Nacional de Saúde no Estados Unidos

  3. Sociedade Brasileira de Hipertensão



Referências:

https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/dash-eating-plan

APPEL et al. N Engl J Med 1997;336:1117-24

Razavi Zade et al. Liver Int. 2016; 36: 563–571

コメント


bottom of page