top of page
Foto do escritorRachel Freire

Qual a melhor dieta para a perda de peso? Quais as principais evidências científicas atuais?

Atualizado: 21 de abr. de 2021

De acordo com as evidências científicas atuais, qual a melhor dieta para perda de peso? Low-carb? Jejum intermitente? Dietas com alto teor de proteína? Dietas vegetarianas? Dietas com alto teor de gordura? As opções são muitas e todos ficam perdidos.


Evidências científicas sobre as dietas para perda de peso


Após uma análise bem cuidadosa de centenas de estudos científicos, eu avaliei as principais dietas para perda de peso e publiquei esse importante estudo (veja aqui). E quais as principais conclusões?


Surpreendentemente, aprendemos que não há uma melhor dieta para promover emagrecimento. Em curto-prazo (dois ou três meses), dietas com alto teor de proteínas, dietas com baixo teor de carboidrato e o jejum intermitente podem funcionar como um acelerador inicial. No entanto, essas dietas apresentam diversos efeitos indesejáveis e muito cuidado deve ser tomado na sua adoção.


Em longo-prazo, as evidências científicas sugerem que diversas dietas promovem perda de peso similar. O que vai fazer diferença nos resultados é a adesão, ou seja, o quanto você segue a dieta à risca.


Finalmente, a velha regra de comer menos e gastar mais ainda é válida! E se você quer ganhar em saúde, reduzir a glicemia, melhorar o perfil de colesterol e viver mais, não vale comer menos calorias de alimentos que não são saudáveis. O foco deve estar sempre na qualidade da alimentação, e a dieta Mediterrânea é um ótima opção.


Em resumo:

  • Várias dietas populares para perda de peso não são suportadas por evidências científicas.

  • Até o momento, não existe uma dieta de perda de peso ideal para todos os indivíduos.

  • A qualidade dos alimentos é importante em uma dieta de emagrecimento com o objetivo de promover a saúde.

  • Para perder peso, é fundamental adotar uma dieta que crie um balanço energético negativo (ou seja, comer menos e gastar mais)

  • Adesão à dieta é o principal preditor de sucesso.



Esse texto foi elaborado para o Instituto Obesidade Brasil, onde a Rachel é colaboradora.



Comments


bottom of page