Saiba se o jejum intermitente emagrece mesmo e quais os riscos dessa prática popular.
Nos últimos anos o jejum intermitente tem se popularizado bastante. Diversas pessoas têm adotado essa estratégia com o objetivo de emagrecimento e prometidos benefícios metabólicos. Mas existem malefícios ou riscos associados a essa prática? Ela é realmente eficaz para o emagrecimento? Quais seriam os possíveis benefícios metabólicos?
Já comentamos aqui sobre os diferentes protocolos e discutimos um pouco sobre alguns benefícios da troca metabólica.
Vamos falar agora sobre emagrecimento, benefícios metabólicos e tudo o que você precisa saber antes de começar o jejum intermitente.
1. Quem não deve fazer jejum intermitente:
Qualquer pessoa em fase de crescimento: crianças, gestantes e lactantes.
Idosos: os idosos estão em maior risco de perda de massa muscular, caquexia e desnutrição. O jejum pode agravar esse processo.
Pessoas com diabetes ou doenças renais, principalmente quando não há bom controle dessas doenças. O paciente com diabetes está em risco para cetose (excesso de produção de corpos cetônicos) e coma diabético, quadros que podem ser acelerados pelo jejum intermitente.
Pessoas com transtornos alimentares como anorexia: essas pessoas sofrem por acentuada perda de peso, perda de massa muscular e desnutrição. O jejum irá agravar a situação.
2. Jejum intermitente pode ser gatilho para compulsão alimentar:
Algumas pessoas lidam muito bem com a sensação de fome e quando são submetidas ao jejum, se alimentam normalmente na próxima refeição.
Porém outras pessoas não lidam bem com a sensação de fome e após horas em jejum, acabam compensando, ou seja, montam pratos enormes e exageram na quantidade quando são autorizadas a se alimentar. Nestes casos, o jejum não está ajudando e sim atrapalhando.
3. Jejum intermitente não é interessante para quem busca hipertrofia muscular e desempenho em esportes
A hipertrofia muscular é ativada, principalmente, pelo hormônio insulina e vias mTOR que estimulam a síntese muscular. O jejum intermitente tem como objetivo inibir essas vias e ativar vias de degradação para favorecer o emagrecimento. Portanto, se você busca ganho de massa muscular, o jejum intermitente vai atrapalhar o processo e não favorece os resultados.
Se você busca melhora de desempenho, principalmente em corridas e outros esportes com prevalência aeróbica, também evite o jejum. O desempenho depende de bom consumo de carboidratos (principal fonte de energia para o exercício) e o jejum esgota as suas reservas, piorando o seu rendimento.
Se você prefere fazer o exercício em jejum por que comer causa desconforto gástrico, estômago pesado, refluxo e outros incômodos, você está se alimentando errado! Procure um profissional para ajustar melhor a sua alimentação.
4.Jejum intermitente não é seguro para o tratamento do câncer
Não existe nenhuma comprovação científica que o jejum deve ser utilizado para pacientes em tratamento de câncer. Pacientes em tratamento de tumores estão em risco para perda de massa muscular, caquexia e desnutrição.
Muito cuidado com os protocolos de jejum que prometem melhora do quadro clínico, porém podem agravar o quadro de desnutrição e acelerar a perda de massa muscular.
5. Qual o tempo ideal para ficar em jejum?
Ainda não existe comprovação científica de qual é o tempo ideal de jejum para os possíveis benefícios da troca metabólica. Os protocolos de 16h, 18h ou mais de 24h ainda estão em estudo. A ciência ainda precisa avançar e mais tempo será necessário para podermos aplicar esses protocolos com segurança na prática clínica.
Saiba mais sobre os problemas do emagrecimento rápido nessa entrevista dada pela nutricionista Dra. Rachel Freire e os Sete principais erros que as pessoas cometem ao tentar emagrecer.
Portanto, se você deseja experimentar algum protocolo de jejum intermitente buscando emagrecimento: atenção! Busque um profissional para te orientar e muito cuidado com os modismos e promessas de resultados rápidos, pois nem sempre esse é o melhor caminho.
Se precisar de ajuda, estou à disposição.
Caso queira conversar comigo, é só acessar por aqui.
Comments