O que é o scanner corporal 3D?
O scanner 3D é a mais nova e avançada tecnologia para a avaliação da composição corporal e do percentual de gordura (%MG). Nesse outro artigo, discutimos a importância de se avaliar o percentual de gordura e melhor as principais diferenças entre as técnicas disponíveis.
Como funciona a tecnologia do scanner corporal 3D?
O scanner 3D foi projetado para capturar detalhes do corpo em três dimensões. O aparelho possui uma torre e uma plataforma que gira 360o com você. A torre emite ondas seguras e não-invasivas baseadas na tecnologia Kinect (o mesmo sensor presente em videogames) que irão determinar precisamente as medidas do corpo, calcular o volume corporal e criar o seu modelo 3D.
Por meio de equações, o equipamento calcula o %MG, de forma semelhante à pesagem hidrostática ou a pletismografia. O resultado do scanner 3D foi validado pelo DEXA (sofisticado equipamento de densitometria, considerado o padrão-ouro para avaliação da composição corporal). Por isso, o scanner 3D tem sido considerado técnica com boa precisão e repetibilidade.
Quais os resultados obtidos pelo scanner corporal 3D?
Os resultados estarão disponíveis no seu computador e celular; e sua evolução é acompanhada ao longo do tempo. Os principais resultados são:
Modelo avatar 3D: o seu modelo detalhado em três dimensões
Composição corporal: %MG, massa gorda e massa magra
Classificação da forma do corpo: sofisticado cálculo matemático que avalia a relação entre a gordura presente no tronco e nos membros
Taxa metabólica basal: quantidade de caloria que você gasta diariamente em repouso
Circunferências corporais
Postura e desvios: baseado no seu modelo 3D o aparelho fornece valores de desvios na postura em visão frontal, lateral e posterior
Equilíbrio: valores de distribuição do peso corporal na parte frontal e posterior dos pés
O scanner corporal 3D é melhor do que a bioimpedância?
São técnicas complementares. O scanner 3D não é capaz de diferenciar a água corporal como a bioimpedância. Porém essa também é a grande vantagem do método: os resultados sofrem menor interferência do estado de hidratação.
Além disso o scanner 3D é o único método capaz de gerar o seu modelo 3D, permitindo bom acompanhamento ao longo do tempo.
O scanner corporal 3D é seguro para gestantes e portadores de marca-passo?
Sim. A tecnologia kinect é segura e não-invasiva, diferentemente da bioimpedância que não deve ser realizada por essas pessoas.
Onde eu faço o meu scanner corporal 3D?
Ainda é uma tecnologia nova e existem poucos equipamentos disponíveis no Brasil. Você pode procurar um local para fazer a sua avaliação aqui.
Comments